Metodologia

A metodologia de atuação da AVIPAE é estruturada a partir do método conhecido como “Na Trilha dos 12 Passos”, de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) e nos 12 princípios do Programa Amor-Exigente

Na trilha dos 12 Passos: uma proposta de recuperação da dependência do álcool e de outras drogas

Os 12 Passos de Alcoólicos Anônimos (AA) são fruto do trabalho iniciado por dois alcoólicos – William Griffith Wilson (Bill W.), corretor da Bolsa de Nova York, e Bob Smith (Dr. Bob), médico cirurgião de Akron, Ohio – durante a década de 1930, na tentativa de superarem a condição de dependência em que viviam. O estudo e sistematização destes homens deu início ao que hoje conhecemos por Alcoólicos Anônimos (AA). Posteriormente, com o aprimoramento dos estudos e da metodologia desenvolvida, foi possível adaptá-la para o tratamento de outras dependências, dando origem ao que hoje conhecemos como “Os 12 Passos”.

A metodologia dos 12 Passos é utilizada em inúmeros grupos de recuperação de dependências e compulsões, não apenas de álcool e outras drogas, mas também do tabaco, do sexo, do amor, da comida, do jogo, entre outras. Assim, a metodologia dos 12 Passos tornou-se o estandarte da maioria das Comunidades Terapêuticas (CTs) que utilizam de algum tipo de programa terapêutico, constituindo a base de seus princípios e valores.

A proposta dos 12 Passos está centrada basicamente na honestidade, no desejo livre e consciente de buscar o tratamento e a recuperação. Quando há honestidade e vontade sincera de recuperação, tem-se a base necessária para vencer.

Somos como passageiros de um grande navio momentos após serem salvos de um naufrágio, quando a camaradagem, a alegria e a democracia reinam por toda a embarcação, desde a mesa mais humilde dos passageiros de segunda à do capitão.” (Bill W.)

Os 12 Passos

Passo 1
Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
Passo 2
Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
Passo 3
Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
Passo 4
Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
Passo 5
Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
Passo 6
Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
Passo 7
Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
Passo 8
Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
Passo 9
Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
Passo 10
Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
Passo 11
Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
Passo 12
Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

[Texto dos 12 Passos extraído do site Alcoólicos Anônimos Online]

Caminhada dentro da Comunidade Terapêutica

O programa oferecido pela AVIPAE segue o Projeto Terapêutico que está baseado no Plano de Atendimento Singular (PAS). Seu objetivo principal é a singularização do atendimento de acordo com as peculiaridades e as necessidades de cada caso.

Nossa proposta de tratamento visa principalmente a reinserção social do/a acolhido/a, promovendo a todo momento o empoderamento e a autonomia, o que contribui para a crescente desinstitucionalização do/a acolhido/a. A progressão passa pelas seguintes fases:

  1. Acolhimento
  2. Avaliação diagnóstica
  3. Pré-ressocialização
    • Ressocialização inicial
    • Ressocialização intermediária
    • Ressocialização avançada

O tratamento tem duração mínima de 9 meses e máxima de 12 meses, a depender da evolução de cada acolhido/a, existindo a possibilidade de reforço se assim a equipe terapêutica definir, em acordo com o/a acolhido/a.