Posts

A difícil arte de ensinar

Temos observado que muitos pais estão mais atentos no que se refere a educação de seus filhos. Nos solicitam indicações de livros que os ajudem na resolução de problemas vivenciados no dia-a-dia. Tais indagações, nos remetem a nossas próprias lembranças, de como nossos pais lidavam com estas situações quando éramos crianças. Quais métodos eram utilizados e quais não tinham nossas simpatias, mas, independentemente de aprovarmos ou não, carregamos suas impressões impregnadas pela aura de autoridade paterna. Ainda que não tenhamos incorporado ou tenhamos assimilado suas formas de agir. Leia mais

A educação é a única grande revolução para este país!

“A grande revolução neste país chama-se ‘educação’. Na verdade eu diria que é a única. Todas as outras revoluções são bifes, são passageiras. Educação é a única coisa que vocês podem ter que nunca será tirado de vocês. Educação é o maior patrimônio de alguém e eu digo isso como descendente de imigrantes. Gente que chegou ao Brasil sem nada e construiu a sua história com ênfase na educação. Leia mais

Para que serve a Escola?

Costumamos ir à escola desde cedo, falar que a educação é essencial para construir boas relações e que só a partir da educação poderemos mudar a mundo. Mas, será que já nos perguntamos para que serve  a educação? Se em muitos casos, mesmo frequentando uma escola ou uma faculdade, ainda continuamos a reproduzir os vícios da sociedade? Será que tomamos consciência que o saber é um compromisso com todos?  Leia mais

A educação pública para a convivência social

Na sociedade com frequência se confunde a aulas com aprendizagem no ensino fundamental, alegando-se que se os alunos tiverem mais aula irão aprender mais. Não raro estudar deixou de ser objetivo central e passou-se a ter aulas. Muitos professores se preocupam mais em dar aulas do que com o processo de aprendizagem.  Assim, o ensino acaba perdendo seu valor mais importante de proporcionar aos alunos uma visão diferente de socialização a partir da realidade dos estudantes. Entretanto, aprender não provém necessariamente de ensino. O aprendizado vem de dentro para fora, com o aprendiz na condição de sujeito e não como ouvinte. Neste contexto cabe indagar: Em que medida a educação pública contribui para a convivência social? Leia mais

A educação de jovens na realidade das ruas

A minha reflexão brota a partir da observação de uma realidade nos viadutos na grande metrópole São Paulo. O contingente populacional de jovens é imenso, integram o cenário das grandes metrópoles todas as horas dia e noite. Desde a madrugada, é imensa a massa de jovens que caminha resolutamente para a escola, a faculdade, ao trabalho ou a procura de emprego. Leia mais

Aborto, afinal é da conta de quem?

Pensar a realidade humana sempre será uma tarefa desafiadora e exigente. Realizar a interconexão entre o pensamento humano e os problemas que interferem sobre o meio social é um desafio ainda mais íngreme. Vivemos e nos movemos, somos e fazemos acontecer em um momento histórico marcado pela complexidade e por diversas peculiaridades. Um dos temas mais discutidos na atualidade é a questão do aborto. Este circula pelas diversas esferas da sociedade: nas universidades, escolas, meios religiosos, e, sobretudo no Nacional. Leia mais

A mídia pode assumir o papel da família?

Vivemos num momento em que a mídia usa o seu grande poder de influência para fazer com que a população pense e tenha as ações pautadas da forma como bem querem. Temos em nossas mãos uma grande gama de meios de comunicação disponíveis, uns mais tradicionais como o rádio e o jornal e outros mais recentes como a internet e as redes sociais. É claro que estes meios de comunicação facilitaram e muito a criação e manutenção de relações entre as pessoas, até mesmo as que estão longe. A agilidade das informações dos meios de comunicação populares permite uma maior interação entre culturas, propiciando à capacidade de acesso a informação para aqueles que não tinham condições de saber. Hoje, têm-se informações do que acontece em todo mundo em tempo real.  No entanto, esta influência das comunicações  nem sempre é positiva, visto que por trás há interesses especialmente econômicos por parte dos donos destes meios. Leia mais

Influência das redes sociais no pensar e agir de jovens brasileiros

Nos últimos anos presenciamos a ruptura de uma importante barreira. É a migração de um cenário no qual apenas a minoria tomava ciência dos fatos para uma realidade em que a informação está à disposição de milhões de pessoas em tempo real. Se antes os comentários sobre as notícias da TV eram feitos na mesa de jantar, hoje podem ser compartilhados por meio das redes sociais. É uma mudança do modelo de comunicação. Leia mais

Esperança para o Brasil

Nesse início de 2016, em meio à onda de pessimismo e prognósticos de desesperanças que inundam o Brasil, temos uma boa notícia: nesses dias (de 19 a 23 de janeiro) aconteceu em Porto Alegre um Fórum Social que celebrou os 15 anos dos fóruns sociais. A meta era fazer um balanço desse processo, analisar os desafios e apontar perspectivas para o futuro. Dentro desse fórum mundial, realizou-se o Fórum Social da Educação Popular.  Nele, universidades,  organizações de governo e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra partiram da convicção de que “uma verdadeira e profunda democratização das sociedades passa necessariamente pela democratização do conhecimento”. Leia mais

A educação não pode eliminar a curiosidade das crianças – Morin

Antropólogo, sociólogo e filósofo, Edgar Morin critica o modelo ocidental de ensino e diz que o professor tem uma missão social, por isso, segundo ele, “é preciso educar os educadores”. O pensador vai estar no encontro internacional Educação 360, promovido pelo EXTRA e pelo “Globo” nos dias 5 e 6 de setembro.

Na sua opinião, como seria o modelo ideal de educação?

A figura do professor é determinante para a consolidação de um modelo “ideal” de educação. Através da Internet, os alunos podem ter acesso a todo o tipo de conhecimento sem a presença de um professor. Então eu pergunto, o que faz necessária a presença de um professor? Leia mais