Breve história da AVIPAE

A Associação Vida Plena Amor Exigente Santa Rosa, RS (AVIPAE) foi fundada em 09 de julho de 2002 e qualificada como uma Associação Privada (sem fins lucrativos), que tem como objetivo a manutenção de infraestruturas e programas de prevenção, recuperação, desintoxicação, conscientização e ressocialização de pessoas com dependência química ou de álcool. É uma instituição legal mantenedora de todas as Comunidades Terapêuticas. Hoje, a sede da AVIPAE está localizada na Rua Guaíra, 1100, Bairro Esperança, Santa Rosa, RS. A forma de ação de tratamento da AVIPAE segue os Doze Passos do Método Amor Exigente e dos Alcoólicos Anônimos (AA), renomados em nível nacional e internacional. A AVIPAE é mantenedora de Grupos de Apoio, de Comunidades Terapêuticas e atua também com palestras de conscientização nas comunidades e escolas e programas de ressocialização de dependentes em tratamento. A AVIPAE hoje conta com vários grupos de apoio em muitas cidades, um Centro Regional de Triagem e administração, Comunidades Terapêuticas Masculinas e Femininas e uma equipe multidisciplinar de Monitores, Terapeutas, Psicólogos e Médicos. A primeira Comunidade Terapêutica fundada foi Itajubá, Porto Mauá, que, desde logo, tornou-se referência na região da Coordenadoria de Saúde de Santa Rosa. O trabalho da AVIPAE passou a ser conhecida através do nome Projeto Itajubá.

Finalidades

A AVIPAE é uma Associação sem fins lucrativos, com caráter de prevenção, apoio e recuperação de pessoas, tendo como finalidades:

  • prevenção do uso de drogas, apoio aos familiares e recuperação dos mesmos à sociedade;
  • promoção de assistência social na forma do disposto no art. 3° da Lei n° 8742/93;
  • promoção gratuita da educação, observando-se a forma complementar de participação;
  • promoção gratuita da saúde, observando-se a forma complementar de participação;
  • promoção do voluntariado;
  • assistência à primeira infância;
  • Atividades de Assistência Psicossocial e à Saúde de Portadores de Distúrbios Psíquicos, Deficiência Mental e Dependência Química Não Especificadas Anteriormente; e
  • Atividades de Centros de Assistência Psicossocial;

Público alvo

Masculino e feminino, adolescentes, jovens e adultos de qualquer condição financeira, credo, raça e gênero que enfrentam problemas com a dependência de drogas e de álcool e outras substâncias psicoativas, bem como os familiares que possuem e sofrem danos psicológicos e materiais em decorrência de tais dependências.

Objetivos

Geral

Acolher, recuperar e devolver as pessoas recuperadas das dependências químicas e álcool para a sociedade, bem como ajudar as pessoas e familiares a resolver em decorrência do álcool e drogas, rebeldia e vícios diversos.

Objetivos específicos
  • recuperação as pessoas através de um processo de encontros semanais de estudos, encaminhamentos de problemas, promoção individual, espiritualização e libertação, para a sua reintegração ao ambiente familiar e social;
  • incentivar, em caráter preventivo, pais jovens, educadores, autoridades diversas, clubes de serviços, associações e outras entidades;
  • desenvolver Comunidades Terapêuticas;
  • acolher famílias com problemas de toxicomanias, alcoolismo, rebeldia, desrespeito, vícios diversos;
  • incentivar a participação, acolhida e apoio das pessoas com dependência química;
  • incentivar e convocar à cooperação e apoio da comunidade e voluntariado, principalmente de outras áreas técnicas, como médicos, psicólogos, advogados, terapeutas, entre outros.

Metas

Desenvolver condições de atendimento para 160 pessoas. Caso existir maior demanda, abertura de mais Unidades de Tratamento em lugares estratégicos para a recuperação e afastamento dos internos dos principais pontos de tráfico. Ampliar o número de grupos de apoio do Amor Exigente em toda a região.

Modalidade de vínculo

A AVIPAE é uma Associação Privada (sem fins lucrativos) que tem disponibilidade de efetuar termos de parceria com os municípios que possuem munícipes em tratamento em qualquer uma das Unidades de Tratamento, bem como a possibilidade de efetuar convênios com as esferas do Poder Estadual, Federal e outras entidades e/ou instituições.