Comunidade Terapêutica São Nicolau

Itajubá, Porto Mauá/RS

Foi em Itajubá, Porto Mauá/RS onde tudo começou. A partir de uma velha escola estadual abandonada, utilizada como um depósito de palhas para o gado e esconderijo de animais selvagens, foi possível começar uma obra que ficou grande. Por isso afirmamos que Itajubá, a Comunidade Terapêutica São Nicolau é o centro afetivo do projeto Avipae.

A comunidade terapêutica Itajubá iniciou suas atividades no dia 04 de dezembro de 2002. Inicialmente era mantida com doações e com o serviço abnegado de muitos voluntários. Em 2003, graças à coragem dos grandes colaboradores, foi dado início à construção da ala dos quartos, lavanderia e cozinha. Recebemos o material do antigo hospital de Cinquentenário. E assim sucessivamente as construções foram aumentando.

Hoje essa comunidade tem um terreno de 40 mil metros quadrados (quatro hectares), com prédio de alvenaria, localizados na Linha Itajubá, em Porto Mauá/RS, com 1.000 metros quadrados construídos, distribuídos em quatro alas. Uma ala contendo a administração, multi-salas e alojamento dos monitores. Uma segunda ala, contendo os dormitórios, com capacidade para 30 pessoas e uma terceira ala, onde se localizam a cozinha, refeitório, lavanderia, passaria e padaria. A quarta ala, com capacidade para 10 pessoas, separada das demais, tem vida própria, pois abriga os menores de idade em tratamento. Contamos ainda com um capril com criação de aves, porcos e gado. Temos a cedência de um terreno de 28 hectares, onde se cultiva vários produtos para serem consumidos pelos internos da casa, além de uma reserva florestal, que a comunidade é responsável.

Localização

Estrada Itajubá, s/nº
Bairro: Linha Itajubá – Interior
Cidade: Porto Mauá
Estado: Rio Grande do Sul
CEP: 98.947-000

Contato

Fone: (55) 98449-2156
E-mail: avipae@terra.com.br