De quem é a culpa?

Frequentemente a tentativa de se desculpar de uma falta faz com que a falta se torne pior em função da desculpa que foi dada. William Shakespeare

Quem é o culpado pelos seus problemas? O governo, a economia, seu patrão, seus clientes, seu cônjuge, seus vizinhos, seus filhos, seus pais, seus empregados? Quando você lança a culpa pelos seus problemas em outras pessoas, você passa a dar a essas pessoas o controle da sua vida. A única maneira de assumir de volta este controle é assumindo a sua própria responsabilidade. O fato é que você é a razão de seus problemas, e não as circunstâncias. Foi você quem lhe trouxe até onde você está.

Isso é deprimente? Desencorajador? Não, absolutamente; porque o passado já passou. O importante é assumir a responsabilidade pela situação presente. Lançar culpa em alguém pode lhe trazer uma enganosa sensação de bem estar, mas qual é o resultado prático que isso lhe traz?

O que importa é: o que é que você irá fazer hoje? Você vai se sentar e lamentar pela maneira como foi tratado? ou você irá se levantar e – com a graça e a bênção de Deus – criar uma vida de excelência para si mesmo? A escolha é sua. Você é responsável pela sua situação e pelas suas ações. Você está no controle. Remova a culpa, assuma a sua responsabilidade e um novo e radiante horizonte irá surgir à sua frente.

Para Meditação: Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades. Êxodo 23-25

AUTOR: Nélio DaSilva