Cândido Godói, a capital mundial dos gêmeos

Se em todo o mundo é raro conhecer irmãos gêmeos, em Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, isso é mais do que comum. Na cidade, apelidada de “Terra dos Gêmeos”, o índice de gestação gemelar é até 1000% superior ao do restante do país.

Segundo lenda difundida pelos moradores e até mesmo por livros, a causa estaria relacionada com experimentos que o ex-médico nazista Joseph Mengele teria feito na região. Após a queda do III Reich, Mengele, responsável pela morte de mais de 400 mil judeus em Auschwitz, fugiu para o Brasil e a cidade de Cândido Godói era visitada com frequência. No império de Hitler, o médico realizava experimentos genéticos a fim de dar prosseguimento à raça ariana e a tentativa de fazer nascer gêmeos fazia parte do plano. terra-gemeos-interna

Embora Mengele realmente tenha passado pela região na década de 1960, o alto índice de gêmeos se dá por outro motivo, de acordo com geneticistas. Através de uma pesquisadora registrou-se cientificamente o fenômeno, particularmente notável na pequena São Pedro, um vilarejo de 350 moradores perto de Cândido Godói. Entre 1990 e 1994, o percentual de nascimentos de gêmeos em São Pedro foi de 10%, comparado com a média nacional de 1%.

A pesquisa analisou certidões de nascimento de 80 anos atrás e concluiu que o fenômeno dos gêmeos já existia nos anos 1930, antes da suposta passagem de Mengele pelo sul do Brasil. Entretanto, estudos feitos na água local não mostraram nenhuma substância atípica.

A explicação para o fenômeno é bem simples. Como um pequeno grupo de alemães povoou a cidade, era comum o casamento e as relações sexuais entre familiares. Dessa forma, um gene que traz a predisposição à gestação gemelar se tornou comum na população, elevando as chances de se ter filhos gêmeos. Curioso, não?

Assista a reportagem do Programa Mais Você, da Rede Globo, sobre a curiosa Capital Mundial dos Gêmeos: Gândido Godói.

  • Tannya Araujo

    Olá! Eu e um amigo indiano gostaríamos muito de visitar a cidade. Ele é fotógrafo profissional e tem um projeto de fotografia de gêmeos na Índia e em visita ao Brasil em setembro, gostaria de visitar a Cidade dos gêmeos, Cândido Godói. Poderiam nos dar referências de como encontrar pessoas para fotografar ? Agradeço muito quem puder nos ajudar com informações. Meu email é tania_hb@hotmail.com